Orquestra do Palácio

Música que forma, inspira e transforma vidas

Desde 2013, a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) tem se consolidado como um verdadeiro instrumento de transformação social. O projeto oferece formação musical gratuita a jovens de escolas públicas, criando oportunidades reais de crescimento pessoal, educacional e artístico.

Ao longo de três anos de formação, com atividades três vezes por semana, os alunos participam de aulas teóricas e práticas (violino, viola de arco, violoncelo, clarinete e flauta transversal), além de oficinas, masterclasses, palestras e realizam diversas apresentações.

Mais do que aprender música, esses jovens descobrem novos caminhos, desenvolvendo disciplina, sensibilidade e autoconfiança. Muitos são os primeiros de suas famílias a ingressar no ensino superior e 12 alunos já conquistaram vagas em universidades públicas de música, um resultado que expressa o impacto transformador do projeto.

Em 2024, a OCPIT celebrou 228 apresentações, sendo 114 dedicadas ao público escolar, alcançando mais de 20 mil pessoas. Suas performances já encantaram plateias em palcos de prestígio, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/RJ).

A cada nota, a Orquestra reafirma sua missão: usar a música como ferramenta de inclusão, inspiração e transformação social.

“Esse projeto é muito importante, porque quando eu vim para cá, eu achava que música era uma coisa muito distante, que eu seria incapaz de fazer ou que isso era apenas para uma elite. A Orquestra me abriu essa porta e eu agradeço muito o pessoal que me acolheu e me deu essa oportunidade” Rômulo Felipe Santos

Quer conhecer mais da Orquestra do Palácio?

 

 

Categoria: